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Apresentação

Histórico:

A Universidade Federal de Lavras foi fundada em 1908. Inicialmente recebeu a denominação de Escola Agrícola de Lavras e, em 1938, tornou-se Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). Em 1994, a ESAL foi federalizada e transformada em Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Com forte tradição agrária, a Universidade preparou-se para garantir uma expansão de qualidade, assegurando, primeiramente, a consolidação dos cursos que a tornaram reconhecida no cenário das pesquisas em ciências agrárias. A posterior criação de vários cursos de graduação nas diversas áreas do conhecimento evidenciou a solidez da Universidade e a necessidade de se continuar o processo de expansão a fim de garantir a democratização do acesso ao ensino superior.

O processo de expansão dos cursos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) teve uma importante etapa em 2014, com o início dos novos cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica. O ingresso nesses cursos é conjunto por meio da Área Básica de Ingresso (ABI), onde os alunos escolhem no decorrer da graduação em qual das engenharias desejam se formar.

  

Objetivo do Curso:

Formar profissionais cidadãos, com sólida formação técnica e científica, comprometidos com o desenvolvimento industrial do setor químico, com os problemas sociais e ambientais, para desempenhar com propriedade as atividades de engenharias nas diversas áreas da indústria química. Os futuros engenheiros químicos terão uma formação generalista, habilitando o profissional a exercer atividades nas mais variadas áreas de atuação.

 

Perfil do Egresso:

A formação proporcionada pelo Curso de Engenharia Química da UFLA visa a habilitação de um profissional com os seguintes atributos:

  • Perfil flexível e empreendedor;
  • Adequada formação científica;
  • Sólida formação de engenharia para o desenvolvimento de processos, projetos de equipamentos e produtos relativos à indústria química e petroquímica;
  • Capacidade de julgar e tomar decisões, avaliando o impacto de suas ações, com base em critérios técnico-científicos, humanitários, éticos e legais;
  • Preparo para enfrentar novas situações, com iniciativa e criatividade;
  • Capacidade de buscar e gerar conhecimento tecnológico e metodológico;
  • Consciência e preparo para ser um agente da evolução econômica e social, desenvolvendo uma conduta profissional ética.